sábado, 13 de dezembro de 2008

Direito à vida e à felicidade ( Isaque em Março de 2008 )

Isaque, é o nome da criança portadora da Síndrome de Down, que chegou hoje ( 12 de março de 2008 ) ao INSTITUTO SOU ESPECIAL. Ele tem 1 ano e 1 mês e pesa pouco mais de quatro quilos. Está muito desnutrido. Tem uma cirurgia de coração ( 50% das crianças portadoras da Síndrome de Down nascem com cardiopatia) e tem uma vontade enorme de viver, reconhecida claramente no seu olhar.
Na entrevista com a mãe, Maria, grávida do oitavo filho, ela me informou que a rotina alimentar do Isaque é mamadeira de leite com fubá ,três vezes ao dia e batata com cenoura. Como ele tem hipotonia (outra característica desta Síndrome) ele tem dificuldade para mastigar e assim, sem se alimentar , vai ficando cada vez mais fraco.
Eu, a fono ( Claudia) e a Silvia (do SER-AFIM) tentamos dar uma vitamina de banana com leite, mas o pequeno, não conseguiu mamar....
Foi impressionante pegá-lo no colo.
Primeiro, teremos que fazer um trabalho de emergência abordando a alimentação, para depois, começarmos a atuar com Yoga e fonoaudiologia. Estou muito emocionada com essa criança e sua família.
Nosso desafio será grande, mas sei que com o esforço conjunto,o Isaque, vai vencer mais esta etapa. Ele merece, quer e nós vamos ajudá-lo, sim! Com nosso amor , conhecimento e dedicação, cuidaremos dele e daqui a pouco, essa fase será apenas parte de um passado e de mais um aprendizado para nossas vidas.

Que todos os seres sejam felizes.
Namaste!
Katia

Meu depoimento, publicado na REVISTA, EM COTIA - Março de 2008

Nenhum comentário: